domingo, 4 de setembro de 2011

Corrida Noturna Sesc Sorocaba 03 set 2011

                        


Como sempre os dias que antecedem uma corrida é de preparação e apreensão.
Treinos e descansos para minha idade 66 anos foge aos padrões da maioria.
Fico dois dias sem correr para enfrentar uma prova sempre achando que descanso demais.
..............  Cada pessoa tem seu próprio BioTipo e procuro entender o meu.................
................................................................................................................................
Nos E-mails recebido, um do Preté : "favor pegar a camisa para mim, não posso ir" .
Imaginei: As cidades da região estão em Jau disputando INTER-CIDADES e o Preté não poderia faltar.
 ............................................................................................................................
Busco na Net o local e o percurso da corrida bem como a maneira mais fácil de chegar ao local.
Av. Don Aguirre foi fácil mas Parque Das Água só em fotos no Google maps.
........................................................................
 ........................  .........................................

.................................Parque das Águas....................
Saímos de Piracicaba com muita folga pois viajar sábado é agradável.
Poderíamos aproveitar para conhecer e passear no parque das Águas.
Piracicaba/Itu/Sorocaba...R$ 14,oo de pedágio aprox.
No caminho minha esposa foi testar as maquinas para praticar e !!??....não tem pilhas ?!?
Chegando a Sorocaba fomos ao super mercado EXTRA e consegui comprar duas pilhas já carregadas ( R$ 34:50 ). ( Ufa!?!.. problema resolvido ).
            NiMH ( Nickel Metal Hydride). 1,2 V   tipo AA

Chegando ao local paramos numa casa de demolição próximo as tendas do evento.
Pegar os Kit e Chip foi rápido e também peguei para o Preté.
Camisa preta e sacolinha muito bonita com número e alfinetes.
Tirar fotos !!?? começaram as dificuldades. Fotos noturnas requerem flash e adeus velocidade.
Passeando pelas tendas logo encontramos o Humberto da cidade de TENHA_DÓ  ( Piedade).
O filho do Humberto trabalha em AlphaVille junto com o Adauto ( meu filho + novo).
Corremos juntos em Piracicaba - corrida CATAGUÁ e também no CORPORATION_RUN em SP 2010.
...................
. ....................................Eu e o Humberto da cidade de  TENHA_DÓ..............
O local é maravilhoso gramado com pistas de pedestres e ciclovias por todos os lados.
Banheiros químicos fácil,  vazios e limpos.
Uma quantidade exagerada de tendas com dois palcos para provável shows após a corrida.



No meio da multidão perdemos minha esposa e achamos a família do Humberto.
Logo começou o aquecimento orientado por um professor no palco.
Aquecidos todos caminharam para a pista de largada Av Don Querrine.
Era tanta gente que acabei ficando sozinho e fui tentar um bom local para a largada.
Notei que os caminhantes n. amarelo estavam misturados na frente e iriam atrapalhar demais e resolvi me posicionar o máximo possível na frente.
Meu slogan " CORREDOR DE FUNDÃO" já ficou para trás devido as desorganizações.
É complicado ficar zig-zagueando os caminhantes e as famílias que fazem uma parede.
Dada a largada passei no portal com 00:30 minutos, estava uma temperatura agradável.
Saí tranquilo e a frente livre iniciei no ritmo de aquecimento.
É a primeira corrida minha em Sorocaba e o asfalto era impecável excelente para bater meu recorde.
A medida que fui sentindo segurança fui aumentando meu ritmo sempre atendo aos sintomas do esqueleto.
Apesar de sair na frente poucos corredores estavam me ultrapassando.
Passeio pelo Km 1 e não vi.
Um pequeno aclive e logo chegamos no  Km 2 e todos se posicionaram à esquerda saindo do asfalto e correndo na ciclovia para retornar.
Passamos o viaduto e agora estamos voltando pela avenida paralela a Aguirre.
As luzes dos postes já não estavam tão eficiente e a pista ficou escura mas visível.
O asfalto continuou excelente e permaneci num ritmo excelente.
Estava contente porque tudo estava correndo muito bem.
Se conseguisse manter o ritmo iria bater meu recorde.
Estávamos correndo em paralelo ao portal do evento e ouvia-se a euforia do locutor.
============================================
Inclusive agradecendo a presença do maratonista mineiro Frank Caldeira.
============================================
Agora começou um aclive que aumentava suavemente.
Um trecho bastante escuro, o pior aclive da corrida e ao longe via-se o Km 4 .
Consegui manter um ritmo bom e até ultrapassar..
Acho que já estou mais experiente e consigo aproveitar melhor minhas energias.
Chegamos no topo da subida e duas placas Km 4 e Km 8 indicando que a corridas tinha duas voltas para a turma dos 10 Km.
Passamos sobre o viaduto e agora uma descida maravilhosa para soltar o corpo.
Procurei acelerar acompanhando o pessoal.
Minha velocidade máxima ainda é ridícula em relação aos corredores mas é o que consigo...risosss
Logo já avistámos o portal e ouvia-se nitidamente o eufórico locutor.
Passei no portal marcando 28:30. Maravilha.  Acho que meu recorde será batido nessa noite.
Agora eu tinha que administrar os outros 5 Km mantendo um ritmo bom.
As pessoas ao meu redor eram quase sempre as mesmas mas todos em silêncio e ofegantes.
Logo venci o Km 1 e depois cheguei no Km 2 , agora era fazer o retorno invadindo a ciclovia e passar o viaduto.
Esse cruzamento era confuso porque eram carros, bikes e pessoas cruzando.
Aconteceu um coisa perigosa. Dois meninos ciclistas entraram juntos no cruzamento do retorno e luzes de carros atravessando o viaduto onde deviámos passar.
Os meninos pararam para não serem atropelados e parei também quase caindo nas bikes e amontoando corredores atrás de mim. Ouve uma gritaria contra os meninos mas não sei quem estava errado.
Com as luzes dos carros ofuscando nossas vistas entramos meio atrapalhados para cruzar o viaduto.
Faltavam 3 Km e tinha uma subida longa.
Continuei no ritmo econômico sabendo que não podia falhar.
Já estava no trecho escuro subindo e chegando no  Km 8.
Muitos corredores me ultrapassaram e continuei tranquilo até chegar no viaduto para o retorno final.
Uma descida e chegar para comemorar o ( talvez ) meu recorde.
Nesse momento eu senti a falta de uma aceleração doida que se vê nos fanáticos.
Mas nada de loucura para não sofrer uma distensão que tenho muitas outras corridas programadas.
Aproximei de um grandalhão e mexi com o brio dele mas não ultrapassei para evitar competição.
Ele acelerou e continuamos juntos.
Chegando via-se o portal ao  longe  e a medida que aprox. parecia algo como 57:...
Cheguei com o pessoal esperando, fotografando e no cronometro marcando 57:58.
Maravilha meu recorde foi batido. Uma sensação de alegria e relaxamento.
============   Resultado oficial do site do SESC =============
....................................................TEMPO Lq     TEMPO Br       RITMO
     1311 OSMIR FOLTRAN        00:57:28            00:57:58            5:44    
============ Bati meu recorde =========================

Já com o pessoal fomos entregar o Chip e pegar a medalha, frutas, gatorade e uma barra de cereal.




O Humberto tinha feito um tempo de aprox. 53:00 e estava também muito contente.
==========================================================
Tempo OFICIAL do Humberto...........Tbruto 00:51:52    TLiq. 00:52:27     Ritmo 5:11
=====================Parabéns===============================

Conversamos sobre a corrida dia 11 de Setembro em SPaulo da CORPORATION Run.
Quase a família toda estará nesse evento.
.....................................................
.............Prestigiando a festa estava Franck Caldeira ( atleta mineiro ) que fez o segundo melhor tempo na distância em 2011, com 1h03m05s, na Meia Maratona das Cataratas,
........................................................................................................
Depois de fotos e mais fotos estava na hora de voltar para a terrinha.
Eu estava todo molhado de suor e precisava trocar de roupa.
Já no carro e saindo de Sorocaba. " Tchau Sorocaba e obrigado SESC pelo maravilhoso evento".
Chegamos em Piracicaba 9:45 horas.


...................
Achei o evento excelente em todos os aspectos e recomendável para quem quer bater recorde.
.....
.....................vejam minhas fotos
..........
vejam fotos e site da sorocabaesportes
...................
...................ou fotos da sorocabaesportes  do Picasa

...................vejam  fotos de outros

6 comentários:

  1. Quem diria em seu Osmir... só acumulando medalhas hein!! Parabéns por mais essa corrida!!! Ainda não tive o prazer de correr nenhuma corrida à noite, Mas isso até sábado que vem, pois vou participar da Fila Night Run em Campinas, estou ancioso!!! Fique com Deus e continue treinando, um dia faremos uma corrida juntos, vou no seu ritmo sem me preocupar com o tempo, só pra gente conversar bastante!!! Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Anderson.
    Correr a noite é agradável mas cuidado onde pisa para não sofrer uma torção.
    Boa prova no Fila Night Run.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS OSNIR, hoje tem Sorocaba novamente, estaremos lá, vamos torcer para ter luz naquele trecho que estava muito escuro no ano passado. A novidade de ter 1 volta apenas paras os 10 km me preocupa por que a divisão no 2km pode ser ainda muito tumultuada.
    O bom é que o tempo esta maravilhoso.
    Abraço
    Alexandre Sesc-Santos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Alexandre.
    Fico triste que essa vou perder.
    Mas tem meus amigos Humberto e Ramon de Piedade que estarão ai curtindo essa corrida maravilhosa.
    Temos uma corrida aqui em Piracicaba no domingo e meu esqueleto não aquenta correr as duas.
    Abraços
    Osmir

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha meu caro Osmir! Seu relato de um ano atrás foi comentado hoje por alguém da organização! Pena que você não vai estar lá novamente, quem sabe para superar seu RP nos 10 km! Você "arrasou", com o tempo líquido de 57:28! Estava "voando", heim! Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Amâncio.
    Eu nunca sei se o percurso tem 10 Km ou menos.
    Preciso de um marcador tipo Garmin como vc tem para confirmar.
    No Guarujá eu estava todo eufórico mas quando conversei com outros corredores que tiram marcado descobri que tinha 9,5 Km.

    Mas logo chegamos lá...e Vamo que Vamo.
    Abraços
    Osmir

    ResponderExcluir